O setor logístico está em evolução e, para gestores de galpões logísticos que desejam expandir seus negócios, cada tendência logística é fundamental para planejar o futuro.
Com o crescimento acelerado do e-commerce, que já representa 10% do varejo nacional, segundo a ABComm, novos desafios e oportunidades surgem, demandando adaptação e capacidade de reação.
Em 2025, o acompanhamento das inovações no mercado logístico deve ser um pilar central para o sucesso das operações, e é essencial compreender o que está por vir. Portanto, conheça as principais tendências logísticas que vão transformar o setor e como você pode se preparar para aproveitá-las no seu negócio!
Quais são as tendências da logística?
1. Digitalização e automação

A transformação digital, que começou com a automação de processos e o uso de sistemas para gestão de estoques, agora vai além.
Em 2025, o uso de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) se expandirá para otimizar a cadeia de suprimentos de forma cada vez mais autônoma. Os gêmeos digitais também terão um papel importante, permitindo simular e melhorar operações logísticas, mitigando riscos e aumentando a margem operacional.
A implementação de tecnologia no armazenamento e na movimentação de mercadorias garantirá mais agilidade e eficiência, com robôs colaborativos e sistemas autônomos, tornando os galpões logísticos o epicentro da capacidade de atender ao perfil da demanda de e-commerce.
2. Análise de dados (ou análise preditiva)
Utilizando grandes volumes de dados, as empresas já passam a colher benefícios estratégicos, como por exemplo a antecipação da demanda, otimização de rotas e manutenção preventiva de suas frotas.
Isso resulta em decisões mais rápidas e assertivas, além da redução de custos operacionais. Sendo importante mencionar que o verdadeiro desafio está na capacidade das empresas de organizar, tratar e armazenar seus dados proprietários, tornando-os acionáveis para tomada de decisão.
3. Tecnologia para gestão de frota

A otimização da gestão de frota, que sempre foi um tema recorrente neste meio, também será uma das grandes tendências logísticas, especialmente através da integração dos processos com softwares de primeira linha gerando insights em tempo real para a operação.
Com isso em mente, alguns pontos tornam-se centrais para o planejamento da malha logística:
- tecnologias de rastreamento em tempo real;
- inteligência artificial para otimização de rota;
- e frotas híbridas ou elétricas, com o objetivo de mitigar a exposição a preços voláteis de combustíveis e reduzir os impactos ambientais.
O gerenciamento de frotas será cada vez mais integrado com plataformas tecnológicas, garantindo mais controle e potencial de otimização.
4. Políticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Levando em consideração as recentes mudanças comportamentais, na ótica do consumidor, o aumento da consciência ambiental também tende a impactar as tendências logísticas. Políticas de sustentabilidade e responsabilidade social são cada dia mais essenciais para as empresas que desejam se manter competitivas.
A logística verde, impulsionada pela agenda ESG (ambiental, social e governança), com o uso de embalagens sustentáveis, veículos elétricos e otimização de rotas para redução de emissões de carbono, passa a fazer parte da estrutura básica das operações, sustentando o atendimento às demandas do consumidores e setores público e privado.
5. Logística reversa
O protagonismo da logística reversa na capacidade de empresas gerirem o relacionamento com seus clientes, de forma sadia e com relativo baixo custo, tende a ganhar ainda mais relevância no ano de 2025.
O processo de retorno de produtos é uma prática crescente que ajuda as empresas a fidelizar o comprador com a experiência de prestação de serviço continuado, também tem a capacidade de reduzir custos, minimizar desperdícios e manter uma relação mais transparente e próxima com seu principal ativo: o cliente final.
Tendências aumentam a demanda por galpões logísticos modernos: como se preparar?
Com todas essas mudanças, a demanda por galpões logísticos modernos e estrategicamente localizados tende a crescer aceleradamente nos próximos anos
O setor exige instalações que sejam capazes de lidar com operações mais tecnológicas, o que incrementa a demanda por energia, pátio de manobra e adequações específicas para cada perfil de ocupante.
Para se preparar para essas tendências, é fundamental que os gestores de logística invistam em infraestrutura operacional, localizações privilegiadas de seus centros de distribuição e consultorias especializadas, a fim de estarem à frente de seus competidores na busca pelo melhor espaço.
Nessa jornada, a EREA oferece soluções para locação e venda de galpões que atendem às exigências da nova logística. Ajudamos você a encontrar imóveis bem localizados e infraestrutura moderna, te auxiliando na adaptação às tendências logísticas e compartilhando as melhores práticas do mercado global.
Por meio de nossos serviços especializados em consultoria de locação e compra de galpões, além de auditoria técnica, análise de viabilidade e gestão de obras de expansão, você terá mais sucesso nas operações dos seus clientes.
Se você precisa de apoio para expandir seus galpões logísticos, entre em contato conosco para encontrar as melhores opções para o seu negócio!